Coordenador : Wagner Rambaldi Telles
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 389029.2199.264952.12022023
Departamento/Setor: PEB
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : O público-alvo são alunos e professores do Ensino Fundamental e Médio das escolas públicas de Santo Antônio de Pádua, Estado do Rio de Janeiro, bem como suas cidades vizinhas.
Local de atuação: Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior - INFES. Avenida João Jasbick, s/n, Aeroporto, Santo Antônio de Pádua, RJ.
Objetivo
Geral: – Contribuir para o uso de softwares matemáticos em escolas públicas do município Santo Antônio de Pádua e região através do oferecimento de oficinas e capacitação docente abordando conteúdos matemáticos. Específicos: – Permitir aos graduandos participantes do projeto, um contato mais estreito com a atividade de docência e motivá-los na utilização de recursos tecnológicos em suas aulas; – Promover a capacitação de professores no que se refere a elaboração e utilização de materiais baseados em recursos tecnológicas voltados para conteúdos matemáticos; – Apresentar um recurso pedagógico que permite ao aluno ser um sujeito ativo na construção do conhecimento; – Elevar o grau de compreensão e facilitar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental e Médio em relação aos problemas tratados em sala de aula; – Avaliar a contribuição do uso de recursos tecnológicos no processo de aprendizagem; – Encorajar os alunos a explorar mais profundamente os conceitos ensinados em sala de aula, utilizando o computador como uma espécie de laboratório para matemática experimental, testando diferentes hipóteses; – Discutir, ao final desse projeto, entre os membros da equipe executora, os resultados obtidos, para aprimoramento das próximas ações extensionistas sobre o mesmo tema.
Resumo
A proposta desse projeto é o oferecimento de oficinas abordando conteúdos matemáticos com o uso de softwares de domínio público como recurso principal, onde o público-alvo são professores e alunos do Ensino Fundamental e Médio das escolas públicas da região de Santo Antônio de Pádua, Estado do Rio de Janeiro. A utilização desses softwares constitui um recurso pedagógico que auxilia no processo de ensino-aprendizagem e que, se utilizado de maneira correta, aliando-o a outros recursos tradicionais, pode promover uma transformação na aprendizagem. Desta forma, tal projeto também busca incentivar e motivar o futuro professor na utilização desse recurso que tem como principal instrumento o computador, cada vez mais presente no cotidiano dos alunos.